Uma unidade de atendimento ao cidadão similar ao Posto SAC foi inaugurada nesta quarta-feira (25), na República Dominicana, com a presença do presidente Leonel Fernández. A implantação do Centro de Atendimento Presencial para o Cidadão – Punto aconteceu a partir de cooperação técnica entre Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o governo do país caribenho, com transferência da tecnologia definida em 2010.

Executada pela Saeb, a transferência de tecnologia da Rede SAC contou com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento (MEPyD) do governo da República Dominicana, além do apoio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap). Técnicos da Saeb foram responsáveis pela modelagem, acompanhamento e avaliação da implantação do novo posto.

O Punto GOB foi instalado em um shopping de grande circulação no centro da capital Santo Domingo. A unidade de atendimento conta com treze órgãos, prestadores de serviços de emissão de antecedentes criminais, carteira de motorista, correios e intermediação de mão de obra. Os cidadãos também podem efetuar denúncias de furtos e roubos, receber benefícios do programa de ajuda social do governo e fazer reclamações relativas ao sistema elétrico, dentre outros serviços.

Modelo 

O SAC inspirou ainda serviços similares nos âmbitos estadual e municipal, a exemplo do paulistano Poupatempo e do mineiro, Uai. O modelo baiano foi transferido ainda para Portugal, onde a implantação da Loja do Cidadão recebeu suporte de técnicos da Bahia, e para a capital da Colômbia, Bogotá, onde um acordo de intercâmbio também possibilitou a implantação da rede Supercade. Técnicos da Saeb acompanharam visitas recentes de integrantes do governo de países como a Bolívia e Venezuela, que também avaliam a viabilidade de implantação do serviço.