Uma comitiva da IBM do Brasil – que desenvolve soluções integradas de tecnologia da informação -, acompanhada pelo gerente-geral para a América Latina, Elly Keinan, visitou nesta quarta-feira (4) as instalações da futura sede da mais nova unidade da empresa no país, que funcionará no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador.

De acordo com o executivo responsável pela IBM na Bahia, Álvaro Andrade, a empresa vai desenvolver no estado novas tecnologias voltadas principalmente para a melhoraria do gerenciamento urbano, além de resolver desafios das grandes cidades, como trânsito, segurança pública, distribuição de energia e água.

“A estrutura nos agradou muito. O parque traz uma série de benefícios para as empresas que estão aqui, além de ter uma comunidade bem interessante de negócios”, afirmou Álvaro Andrade. Segundo ele, a intenção de vir para Salvador “é justamente para poder participar e explorar este potencial positivo do estado e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da Bahia”.

Finalizar instalação 

O empreendimento vai se juntar a outras instituições do setor, além de centros de pesquisas e universidades que funcionarão no local. “A parte física do tecnocentro está quase toda pronta. Durante o mês de abril, as empresas vão finalizar a parte da instalação. Pelo menos 15 empreendimentos vão operar neste prédio”, destaca o coordenador executivo do Parque , Leandro Barreto.

No Parque Tecnológico da Bahia, que está sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), a IBM vai instalar um laboratório de desenvolvimento de software, trabalhando com vários projetos de diferentes linhas de produtos. A estratégia de crescimento da empresa no Brasil está concentrada em quatro oportunidades de alto potencial: Planeta mais Inteligente–‘Smarter Planet’, Mercados Emergentes-‘Growth Markets’, Business Analytics e Computação em Nuvem-‘Cloud Computing’.