A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou nesta semana o livro ‘Projetos Inovadores’, uma publicação que reúne alguns dos principais trabalhos realizados por empresas e pesquisadores baianos, com o apoio da Diretoria de Inovação (DI) da instituição. A publicação traz 40 projetos de inovação, além de apresentar cinco incubadoras de empresa que recebem apoio financeiro da Fapesb. Em 2007, a fundação implementou sua Diretoria de Inovação, tornando-se pioneira, dentre as Fundações de Amparo à Pesquisa, na institucionalização do trabalho de apoio à inovação na forma de uma diretoria específica.

Atualmente, a Diretoria de Inovação atua diretamente em três frentes específicas: apoio à melhoria da competitividade empresarial, apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e empreendedorismo e apoio a tecnologias sociais e ambientais. 

Os projetos estão inseridos nas três frentes de apoio e englobam diversas áreas do conhecimento, como tecnologia de informações e comunicação, saúde, energia, petróleo, agricultura, educação e outras. De acordo com informações divulgadas pela Fapesb, há trabalhos engenhosos, como o aquecedor solar, da empresa Engecal, que utiliza um sistema de placas dinâmicas capazes de acompanhar a trajetória do sol e aumentar a captação de energia para aquecimento de água. Ou o Petrol-Pack, um equipamento compacto, móvel, capaz de explorar poços marginais de pequenas vazões.

Existem ainda projetos voltados para a acessibilidade, como o os jogos desenvolvidos pelo pesquisador Xisto Lucas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ajudam crianças com necessidades especiais a desenvolverem suas habilidades linguísticas, contribuindo para sua inclusão social. Além desses, existem projetos voltados para a educação em empreendedorismo, que ajudam comunidades carentes a desenvolverem seus próprios negócios, promovendo a sustentabilidade e a autonomia das famílias.

O livro ‘Projetos Inovadores’ foi concebido e realizado pela Fapesb com ajuda de pesquisadores, como mais uma forma de prestação de contas, para que a população possa acompanhar de perto o trabalho de fomento que vem sendo realizado pela fundação. Só neste ano, o órgão já lançou 14 editais com valor total de R$ 32 milhões e lançará, ainda este mês, mais quatro editais no valor total de R$ 22 milhões.

Os quatro lançamentos envolvem o Edital de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação nas Universidades Estaduais, o Edital de Educação para o Empreendedorismo, o Edital de Apoio a Estudos de Cadeias Produtivas nos Espaços Territoriais do Estado da Bahia e em uma segunda etapa, o Edital Pappe Integração.