Artesãos interessados em certificar a sua produção têm somente até a próxima quarta-feira (25) para se inscrever no Programa de Certificação do Artesanato Baiano concebido pelo Instituto Mauá. Fruto de parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, o programa visa diferenciar e legitimar o artesanato da Bahia.

Pioneiro, o programa é o único do país, em nível governamental, de certificação da produção artesanal. “Um diferencial para nosso estado e nossos artesãos, com a valorização da arte local e a garantia, para os compradores, de estar adquirindo um produto original e que respeita os critérios de sustentabilidade e responsabilidade social”, destacou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

As peças certificadas contarão com o selo ‘A Bahia feita à Mão’, principal ferramenta do programa. A meta do Instituto Mauá é certificar 40 produtos ao fim do ano e, até 2015, alcançar a marca de 180 certificações.

Requisitos

Para conseguir o selo, é preciso atender aos critérios do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão oficial de certificação do estado, como o respeito à legislação ambiental, a não utilização de mão de obra infantil e a fidelidade às raízes culturais do estado. Os produtos também precisam agregar qualidade e autenticidade, e estarem de acordo com a Base Conceitual do Artesanato reconhecida pelo Mauá e pelo PAB.

Cada artesão poderá se inscrever em uma tipologia específica, mas com até dois produtos. É preciso ser cadastrado no Instituto Mauá e estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão. A inscrição é presencial, na sede do órgão, no bairro da Barra, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Mais informações pelo telefone (71) 3116-6165