Começa nesta quinta-feira (26), no piso L1 do Shopping Piedade, no centro comercial de Salvador, a 3ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, uma realização da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O objetivo é oferecer gratuitamente serviços de informações sobre os direitos e deveres dos empregados domésticos, incentivando o desenvolvimento de relações decentes entre trabalhadores e empregadores.

Para promover esta valorização do trabalho doméstico, que termina na sexta-feira (27), diversos órgãos e instituições se unem das 9h às 20h, no piso L1, com o intuito de esclarecer dúvidas e auxiliar através de orientações destinadas à categoria.

Entre os estandes disponíveis, estão o de emissão de carteira de trabalho, cálculo trabalhista e o do Sinebahia, que realiza inscrições para diversos cursos de capacitação. Além disso, os interessados podem se cadastrar no Programa de Apoio aos Trabalhadores Autônomos (Patra), que facilita o acesso às oportunidades de trabalho, agindo como intermediador de serviços autônomos.

A estrutura montada também conta com diversos balcões de informações, como o do Amatra 5/TRT5, no qual estudantes de direito do Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) dão orientações trabalhistas, e o Balcão de Combate ao Trabalho Doméstico Infantil.

Técnicos do INSS também marcam presença para informar sobre previdência social (aposentadoria), assim como servidores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que prestam esclarecimento sobre saúde da mulher. A 3ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico inclui ainda o Espaço Trabalho Decente, onde juízes e desembargadores ministram curtas palestras sobre o universo do trabalho doméstico.