A TVE exibe às 18h30 deste sábado (21), no Doc Especial, Olhares Diversos: Baixo Sul, programa inédito com uma rica pesquisa de imagens sobre os aspectos culturais, históricos e geográficos do Território do Baixo Sul, localizado a uma distância média de Salvador de 250 quilômetros por terra – via ferry boat, a distância é de 120 quilômetros.

A produção documental faz um passeio por diversas cidades. O primeiro destino é Valença, onde foi construída a primeira indústria de tecidos do Brasil, em 1844, movida a energia hidráulica – a Todos os Santos. O roteiro de viagem passa também por Cairu, Nilo Peçanha, Taperoá, Ituberá, Lagoa Santa, Jatimani, Morro de São Paulo e Camamu. Essas localidades mantêm viva uma tradição cultural bem diversificada. Manifestações como o zambiapunga, de Nilo Peçanha, a burrinha, de Taperoá, o terno de reis, de Lagoa Santa, e os mandus, de Maraú, são alguns dos exemplos que comprovam a efervescência da região.

O território conserva muito da história colonial do país. Foi por volta de 1530 que o colonizador português Martim Afonso de Souza despontou por ali, na Ilha de Tinharé. Recortado por ilhas, baías e braços de mar, o Baixo Sul é um convite ao sossego, à contemplação da natureza e à prática de esportes. Além de mostrar as belezas naturais, o programa apresenta um novo modelo de turismo, o agroecoturismo.