O Governo da Bahia investiu R$ 1,4 milhão na construção do sistema integrado de abastecimento de água, construído pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), para atender 13 localidades da zona rural de Barreiras, a 898 quilômetros de Salvador, e beneficiar 1.610 pessoas. A obra, que faz parte do Programa Água para Todos, será entregue na próxima terça-feira (29).

A água é captada por meio de uma derivação da adutora da Emprea Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro Boa Sorte, e levada por um sistema de adução, com 22 mil metros de extensão, composto de tubulação com diâmetros variados. Faz parte ainda do sistema integrado de abastecimento estação de tratamento, integrado por casa de cloração, para desinfecção da água.

A Cerb também implantou duas estações elevatórias de água tratada, apoiadas em base de alvenaria. Além disso, foi construído um reservatório apoiado em concreto armado, com capacidade de armazenar 80 metros cúbicos de água e instaladas 472 ligações domiciliares.

Comunidades

Para o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, o sistema integrado vai resolver os problemas de abastecimento das comunidades de Baixão, Canabrava, Boqueirão do Rodrigues, Boqueirão do Justino, Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, Palmeiras, Correio, Brejo Novo, Bom Jesus, Barra da Água Vermelha e Tábua de Água Vermelha.