O governo federal autorizou a operação de venda a balcão de 200 mil toneladas de milho ao custo de R$ 18,10 a saca aos agricultores familiares que enfrentam os efeitos da estiagem que atinge a Bahia e demais estados do Nordeste. A decisão foi publicada em portaria interministerial na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União.

Assinada pelos ministros Mendes Ribeiro (Agricultura), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento), a portaria, em vigor, vale até o dia 31 de dezembro deste ano, sendo operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os produtores têm uma cota de até três toneladas de milho para comprar. Já as cooperativas agropecuárias que também estão autorizadas à aquisição podem chegar a três mil toneladas de milho por Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Em reunião com o presidente da Conab, Rubens Rodrigues, o secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Rui Costa, disse que a medida atenderá os agricultores familiares do estado que estão com dificuldades para alimentar seus rebanhos.

A Conab vai colocar à disposição dos agricultores baianos, nesse primeiro momento, 50 mil toneladas de milho, que estão armazenadas em Mato Grosso. Já estão com a remoção contratada 13.650 toneladas.