A experiência baiana com o Programa de Regionalização e Descentralização do Abate foi apresentada em Pernambuco na última semana pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, durante o XX Encontro de Médicos Veterinários e Zootecnistas do Agreste Meridional de Pernambuco.

A convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, a Adab apresentou, em um curso com duração de oito horas, dentro da programação do evento, os resultados exitosos da ação da Bahia com relação à cadeia produtiva da carne.

A apresentação foi feita pela coordenadora de inspeção e fiscal estadual agropecuária, Anete Cruz. “As iniciativas de sucesso precisam ser compartilhadas com todas as unidades da federação, para beneficiar a população com um alimento saudável e incrementar a cadeia produtiva da carne”.

Segurança alimentar

A meta da Adab, segundo Anete, é consolidar a cadeia produtiva da carne na Bahia. Além disso, busca atender à demanda dos municípios que não dispõem de frigoríficos e garantir a segurança alimentar por meio da oferta de um produto com qualidade e em matadouros inspecionados.

De forma complementar, a Adab também criou o Projeto de Entrepostos Frigoríficos Modulares, que tem por objetivo viabilizar a armazenagem e a distribuição das carnes nos municípios que não possuem matadouros.

A Agência vem trabalhando ainda em parcerias com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual e outros órgãos para combater o abate clandestino, realizando fiscalizações, interdições de matadouros clandestinos e apreensões.

As ações técnicas realizadas pela agência são acompanhadas também por atividades educativas em escolas, eventos agropecuários, associações de donas de casa, entre outras. “E os resultados são relevantes, demonstrando que o estado não apenas executa e coíbe, mas também elucida a população dos riscos inerentes ao consumo de carne sem a devida inspeção”, acrescenta o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Ele ressalta que os programas elaborados pela Adab são ferramentas técnicas imprescindíveis para a execução e consolidação do serviço sanitário oficial de prevenção, controle e erradicação das enfermidades de agravo à sanidade animal, com impacto na economia e na saúde pública.