A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) assinou na tarde desta quinta-feira (24) o convênio com os projetos vencedores do edital deste ano do Programa Jovens Baianos. Serão contemplados quatro projetos, que vão oferecer 1.750 vagas para formação e capacitação de jovens da rede pública de ensino nas áreas da construção civil, tecnologia e produção, arte e tecnologia audiovisual e arte e tecnologia musical.

A celebração do convênio contou com a presença da secretaria interina Mara Moraes, de integrantes da equipe do Jovens Baianos e de representantes das organizações vencedoras, como a cantora Margareth Menezes, que destacou a importância e responsabilidade de oferecer capacitação dentro da área cultural.

Transformação social

“Com a realização deste projeto, nós estaremos dando um passo importante para a transformação social através da cultura”, afirmou Magareth. O Programa Jovens Baianos beneficia jovens na faixa de 16 a 24 anos, inscritos no CadÚnico, residentes em Salvador, e nos municípios de Senhor do Bonfim e Irecê e suas respectivas regiões.

Segundo o coordenador do programa, Glauco Chalegre, o governo baiano investirá R$ 3,5 milhões nesta ação que será executada dentro do período de um ano. Antonio Carvalho, 21 anos, integrou a turma do curso de produção oferecido pela TV Pelourinho no ano de 2008. Atualmente, ele atua no mercado de trabalho e vê a formação como uma grande virada em sua vida.

“Além dos conhecimentos técnicos, o curso me fez desenvolver novas perspectivas, foi quando passei a acompanhar os acontecimentos do mundo e, através da minha expressão, buscar transformar tudo aquilo que me incomoda”, disse Carvalho.