A participação do governador Jaques Wagner na solenidade de lançamento do Programa Brasil Carinhoso pela presidente da República Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília, é um dos destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (15). A iniciativa do governo federal prevê o investimento de R$ 10 bilhões até 2014 e deve beneficiar dois milhões de famílias com ações para tirar da miséria extrema crianças brasileiras de até 6 anos de idade.

“É mais um investimento do governo federal em benefício das crianças de famílias de baixa renda”, diz o governador. Ele enfatiza que com essa ação, as crianças carentes poderão ser atendidas em creches privadas, e destaca a preocupação da presidente Dilma, que deu a notícia das novas medidas a todas as mães e também a todas as mulheres brasileiras.

Outro assunto destacado pelo governador no programa é a inauguração, no último sábado (12), da Penitenciária de Eunápolis, município com mais de 100 mil habitantes, localizado no extremo sul baiano. Wagner fala de sua preocupação em ampliar o número de vagas no sistema prisional baiano e também em oferecer melhores condições de ressocialização aos internos de todos os presídios baianos.

Segundo Wagner, o novo presídio de Eunápolis dispõe de 456 vagas, foi construído em uma área de 7,2 mil metros quadrados e demandou investimentos da ordem de R$ 13,32 milhões. A unidade deve entrar em operação nos próximos 30 dias e vai ampliar para 8,5 mil o número de vagas nos presídios distribuídos por todo o estado.

Obras – O governador fala também da entrega de obras no município de Barrocas, da assinatura da ordem de serviço para a construção do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador e do encontro que teve nesta segunda, em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e outros ministros, com quem discutiu a aprovação de novas obras para enfrentar a seca que atinge mais de 200 municípios baianos.

Jaques Wagner esteve em Barrocas, a 213 quilômetros de Salvador, no domingo (13), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, onde inaugurou as obras de pavimentação de 4.560 metros quadrados na sede do município e uma praça com parque infantil, no povoado de Alambique. “Foi uma oportunidade de encontrar o povo de Barrocas e desejar um feliz Dia das Mães para todas as mães do município, de Serrinha e da região sisaleira”.

Estiagem – O governador ainda reafirma a sua preocupação com a falta de chuva em Barrocas e nas diversas regiões do estado e garante que o Poder Executivo do Estado, além das obras estruturantes, continua tomando todas as medidas para minimizar os prejuízos econômicos e sociais causados pela longa estiagem, que se caracteriza como uma das secas mais severas dos últimos 40 anos.

“Estamos realizando ações emergenciais como o fornecimento de carros-pipa, distribuição de cestas básicas para as famílias e alimentos para os animais”, diz Wagner. Ele informa sobre a viabilização de outros projetos, com obras estruturantes e definitivas, como a construção de mais adutoras e barragens.

Novo terminal – A construção do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador é outro destaque do programa com o governador Jaques Wagner. “Será construído, dentro de uma área de 3.400 metros quadrados, um terminal moderno para atender, com dignidade, a todos os turistas que chegam a nossa cidade”.

Ele explica que a capital baiana é a terceira cidade brasileira na recepção de cruzeiros marítimos turísticos e acrescenta que as obras vão transformar o futuro terminal em um ponto de visitação também para a própria comunidade de Salvador.

Além do terminal de passageiros, que ocupará área dos armazéns um e dois das Docas, o governador assinou na sexta-feira passada, junto com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a autorização para licitação do novo quebra-mar, com investimento de R$ 120 milhões.

“É uma preocupação minha melhorar o Porto de Salvador, o Porto de Aratu e construir o Porto Sul, para que possamos ter uma boa logística a altura do crescimento que estamos experimentando na Bahia”, diz Wagner.

Homenagens – Durante a sua passagem por Eunápolis, o governador participou da inauguração do Colégio Modelo Municipal Antonio Batista e foi homenageado pela Câmara de Vereadores do município com o título de ‘Cidadão Eunapolitano’ e com a Comenda Eunápio Peltier de Queiroz. Ele aproveita o programa para agradecer a distinção e diz que se sente orgulhoso em se tornar um cidadão eunapolitano e receber a comenda mais importante do município.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia e veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 Mhz. O conteúdo também é disponibilizado na página do Conversa e pode ser reproduzido por outros veículos de comunicação, além de estar disponível pelo 0800-071-7328.