Com o objetivo de incentivar a produção, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) participará da Bahia Farm Show – a maior feira de tecnologia agrícola do Norte/Nordeste -, programada para o período de 29 de maio a 2 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado.

A agência baiana atuará com taxas de juros reduzidas e prazos ampliados para operações de financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas e pretende captar R$ 150 milhões em novos investimentos. Em 2011, a Desenbahia captou R$ 140 milhões em apenas três dias durante a feira.

Segundo o presidente da Desenbahia, José Ricardo Santos, as medidas fazem parte da política estadual de incentivo ao investimento no estado. Na 9ª edição da Bahia Farm Show, a agência apresentará um leque de linhas de financiamento para o setor do agronegócio. Uma equipe de técnicos vai atender presencialmente os empresários durante toda a exposição.

José Ricardo destacou que o objetivo é elevar o ganho de produtividade das empresas baianas, principalmente para os setores de pequeno e médio porte. "Nosso objetivo é oferecer melhores condições para que o empresário execute seu plano de investimento, possibilitando a adoção de novas tecnologias que elevem sua capacidade de produção. O crédito da Desenbahia é fundamental para a expansão das atividades produtivas em nosso estado", destacou.

Taxas reduzidas

Segundo informações do gerente de Crédito Rural da Desenbahia, Gustavo Grillo, os juros para aquisição de máquinas e equipamentos caíram de 8,7% ao ano para 7,3%, no caso de grandes empresas, e de 6,5% para 5,5% ao ano, no caso de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Entre os itens financiáveis estão bens de informática e automação, conjuntos e sistemas industriais, máquinas-ferramenta, tratores, implementos agrícolas, colheitadeiras e até aviões agrícolas.

As taxas para compra de ônibus e caminhões também foram reduzidas, de 10% para 7,7%, e o prazo máximo de amortização foi estendido de 96 meses para 120 meses. O nível máximo de participação foi elevado de 80% para 100% (MPMEs) e de 70% para 90% (grandes empresas). Uma linha de crédito bastante procurada é o Proagro Máquinas, que financia equipamentos agrícolas nacionais e importados.

Outra opção para os produtores é Proagro Giro Agropecuário, para financiamento de custeio agrícola e pecuário, com limite de R$ 3 milhões e taxa anual de juros de 8,5%. A linha de crédito PSI Finame Agrícola do BNDES, com juros de 5,5% ao ano, financia máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES e capital de giro associado, com prazo para pagamento de até 144 meses.

A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação das Revendas de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e tem apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura e da Desenbahia.