A Biblioteca de Extensão participa, nesta terça-feira (15) no bairro da Chapada do Rio Vermelho e sexta-feira (18), em Fazenda Coutos, em Salvador, de uma ação conjunta e contínua com o programa Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A unidade, que integra o conjunto de bibliotecas públicas do estado, leva a esses bairros a Biblioteca Móvel, com os já conhecidos serviços de atendimento regular, com funções como empréstimos domiciliar, consulta e pesquisa.

O serviço já acontece uma vez por mês nos bairros do Calabar e Nova Constituinte, com o ‘Domingo na Praça’ e agora se estende de segunda-feira a sexta-feira, em outros bairros da cidade.

Socialização

A idéia do projeto que, além de ajudar na socialização da comunidade, envolvendo a articulação entre sociedade e as esferas do governo dentro do programa Pacto pela Vida, é incentivar a leitura, levando conhecimento, lazer e cidadania aos moradores. Para isso são utilizadas atividades lúdicas com palhaços, mágicos e contadores de história.

A Biblioteca de Extensão integra a equipe da Câmara Setorial de Prevenção Social e está presente em reuniões semanais de monitoramento de ações para o programa estadual Pacto pela Vida. Onde o veículo da biblioteca para, o público tem acesso a livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacionais, estrangeiras e infanto-juvenis.

Esse programa é gratuito e indicado a todos os públicos. Além da atividade integrada com outros organismos do estado, a Biblioteca Móvel, aos domingos, participa do projeto ‘Domingo na Praça’, que, de forma alternada durante todo o ano, visita o Dique do Tororó, o Calabar, Nova Constituinte e Farol da Barra.