O Centro Histórico de Salvador vai receber US$ 132 mil para uso no desenvolvimento do projeto do Centro de Referência da Cultura da Bahia, equipamento proposto no Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, iniciativa do governo baiano, através da Secretaria Estadual de Cultura e do Escritório de Referência.

O equipamento cultural, que será instalado no Centro Histórico, caracteriza-se como um museu interativo, com dispositivos de alta tecnologia que permitirão aos visitantes descobrir os tesouros do Centro Histórico e de cidades da Bahia, apropriando-se de conhecimentos relevantes de forma rápida, lúdica e interativa.

A verba destinada a Salvador foi anunciada na segunda-feira (14) e é parte do investimento total de US$ 1 milhão para seis sítios históricos em todo o mundo, selecionados na Lista Watch, que tem como objetivo preservar patrimônios culturais. O investimento é fruto de apoio financeiro da American Express e da World Monuments Fund (WMF), organização independente dedicada a apoiar a conservação e proteção de bens e sítios de valor histórico e cultural em todo o mundo.

A coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima, destaca a importância da parceria firmada. “A seleção do Centro Histórico de Salvador pela WMF abriu um leque de oportunidades para o território e trouxe reconhecimento de entidades internacionais como a American Express, sobre a necessidade de preservar a riqueza histórica e cultural do local”, destaca.

Além de Salvador, foram selecionados mais cinco sítios históricos: Rota da Amizade, na Cidade do México (México); Balaji Ghat, em Varanasi (Índia); as construções do Governo Provincial de Canterbury, situadas em Christchurch (Nova Zelândia); as ruínas da antiga Catedral de São Miguel, em Coventry (Reino Unido) e a cidade de Sawara, no Japão.