O edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, que encerra as inscrições no dia 25 deste mês, apresenta mais uma ferramenta de participação social – até o dia 15, os cidadãos interessados podem contribuir para a formatação das comissões que vão avaliar as propostas inscritas no certame. O objetivo da iniciativa é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência nos processos seletivos e de premiação dos trabalhos apresentados.

Para fazer as indicações é preciso entrar no site da Fundação Cultural e preencher o formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área artística e cultural na Bahia e em outros estados. A comissão de seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar as obras que irão compor cada um dos Salões, que, este ano, serão realizados nas cidades de Irecê, Jequié e Juazeiro. Já a comissão de premiação, com três membros, indicará, em cada Salão, os três artistas que receberão prêmios de R$ 7 mil, além das menções honrosas.

Critérios

A novidade deste ano é que todas as comissões terão um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros. Desta forma, a consulta pública tem espaço também para inserção de nomes que atuam em outras regiões do país. Além disso, a comissão de premiação inclue pelo menos um representante do território de identidade ao qual pertence a cidade-sede da exposição.

Em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da comissão de seleção e de premiação e seus parentes de até 2º grau não poderão participar ou propor projetos para este edital.

Diversidade

O edital visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Esta edição comemora os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado.

São aceitos trabalhos de livre temática nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

Exposições

As obras selecionadas vão compor três exposições abertas à visitação pública, em Irecê (27 de julho a 8 de setembro), Jequié (17 de agosto a 30 de setembro) e Juazeiro Juazeiro (21 de setembro a 4 de novembro). O número de trabalhos para cada Salão dependerá das características físicas das obras inscritas, e também dos espaços expositivos.

Na abertura de cada mostra serão anunciadas três obras premiadas, que receberão R$ 7 mil cada. Há também os prêmios simbólicos – Menções Honrosas e Prêmio do Público. Todos os premiados vão ainda integrar uma exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) em 2013. A minuta do edital e seus anexos estão disponíveis nos sites da Funceb e da Secult.