A Camerata ‘Quadro Solar’, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), se apresenta nesta quarta-feira (16), às 18h, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória. No programa, o Trio Sonata em Dó Menor, de J. Quantz, London Trio 2 e 3, de Haydn, Libertango, de Astor Piazzolla, e Carinhoso, de Pixinguinha.

Antes do concerto, às 16h30, haverá a exibição de um documentário sobre o Museu D’Orsay (Paris), comentado pela diretora do MAB, Sylvia Athayde. Os integrantes da Camerata são músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia e têm em seus currículos experiência em diferentes trabalhos de câmara e como solistas.

O grupo se apresentou em alguns projetos como ‘Porque Hoje é Sábado’, e ‘Tocarte’, e no X Festival de Música Instrumental da Bahia. Formado em 2001, o Quadro Solar é composto por Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino) e Cândida Lobão (violoncelo). O Projeto, uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb) e do Teatro Castro Alves, tem como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de plateia.

Semana de Museus

Com este concerto, o Museu de Arte da Bahia se integra à programação da 10ª Semana de Museus, que acontece em todo o Brasil desta segunda-feira (14) até o próximo domingo (20), organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, coordenada, na Bahia, pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura, com a participação de todos os seus espaços museais.