Postais, fotografias e vídeos compõem a exposição ‘Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia’, que o Museu Tempostal, localizado na Rua Gregório de Matos, 33, inaugura nesta quinta-feira (31), às 17h. A mostra apresenta as mudanças sofridas na área, com o passar do tempo, e traz uma reflexão sobre patrimônio cultural como produto do homem e de suas relações políticas, sociais e econômicas.

A visitação será até o dia 29 de julho, de terça a sexta, das 12 às 18h, e nos fins de semana e feriados, das 12 às 17h. A partir de 150 imagens, o público terá um panorama da comunidade, dos grupos culturais e da arquitetura do Pelourinho.

São peças do próprio acervo do Museu Tempostal e postais e fotografias cedidos por diversas instituições. “Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a história do Centro Histórico de Salvador, berço da nossa cidade, buscamos uma interação entre o acervo do museu relacionado à temática e as imagens que pertencem a instituições que atuam no Pelourinho”, explica a coordenadora da instituição, Antônia Pinheiro.

História

A exposição retrata a história do Pelourinho desde o século 19 aos dias atuais, com destaque para o século 20, período em que ocorreram as maiores mudanças. Os visitantes poderão conferir imagens do Terreiro de Jesus em 1808, do bonde que cruzava o Centro Histórico em 1930 e da Ladeira do Pelourinho na década de 60. Uma foto aérea da região nos anos 90 também integra a mostra. 

Além dos postais e fotografias, uma apresentação com um grande número de imagens foi especialmente preparada para que o público possa mergulhar no universo no Pelourinho. Os interessados podem ainda assistir aos filmes Pelourinho, de Vítor Diniz, e Comunidade do Maciel, de Tuna Espinheira. As exibições acontecerão nos finais de semana, com exceção da primeira sessão, que será realizada nesta quarta-feira (30), às 14h, e devem ser agendadas previamente pelo telefone (71) 3117-6383.