Cerca de 1500 pessoas compareceram na noite deste sábado (5) ao Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, para prestigiar a abertura da "Celebração das Culturas dos Sertões", evento que pretende valorizar as culturas do interior do estado e discutir sua importância para a formação da identidade dos baianos.  No teatro, o público assistiu ao espetáculo “Baião de Nóis”, que reuniu no palco atores, cantores e músicos, em uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912–1989), um dos mais importantes artistas da música brasileira, considerado o Rei do Baião.

O governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, e a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana, assistiram à apresentação que durou cerca de duas horas.

Conforme o titular da Secult, Albino Rubim, a celebração começou na capital baiana com o intuito de chamar a atenção do público soteropolitano para a realidade do sertão. “Com esta iniciativa, queremos mostrar que a Bahia tem uma cultura diversa. A cultura do sertão é uma parte fundamental dessa cultura. Uma homenagem ao sertão que, apesar da seca e todas as dificuldades, sempre criou e cria uma cultura muito bonita”.

Mistura de sons é aprovada

Além do triângulo, zabumba e sanfona, indispensáveis na música sertaneja, instrumentos como o violino ajudaram a compor a trilha sonora da noite. Entre uma música e outra, dois atores (um homem e uma mulher) vestidos a caráter interagiam com os cantores e endossavam as letras que retratam o cotidiano do sertão. A mistura de música e artes cênicas agradou o motorista Amilton Alves de Oliveira. “Foi lindo. Amei. Nunca tinha assistido uma homenagem ao líder da nossa música. Todo mundo aplaudiu e ainda aplaude ele”.

Para a secretária Marion Ribeiro Jacobina de Brito, os clássicos entoados por cantores consagrados remeteram a momentos de sua infância. “Foi tudo maravilhoso. Há muito tempo não assistia a um show tão bonito. Sempre ouvi essas músicas todas. Adorei ver Xangai, Elomar…”.

A fonoaudióloga Luiza Meira considera justa a homenagem ao Rei do Baião. “Tudo o que veio depois dele (Luiz Gonzaga), musicalmente falando, bebeu desta fonte”.

Evento tem continuidade em Feira de Santana

A Celebração das Culturas dos Sertões continua até o dia 9 de maio no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana – segunda maior cidade do estado, também conhecida como Portal do Sertão. Entre as atrações, uma aula-espetáculo com Ariano Suassuna.

O evento também é uma homenagem ao Ofício de Vaqueiro, patrimônio cultural imaterial da Bahia. A exemplo do show no TCA, para participar da programação em Feira de Santana que inclui ainda filmes, mesas redondas, música e a reapresentação do espetáculo "Baião de Nóis", é necessário trocar o ingresso por um quilo de arroz e feijão que será, posteriormente, doado aos municípios baianos atingidos pela estiagem.