Estão abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área.

Esta edição comemora os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. A minuta do edital, bem como seus anexos, está disponível nos sites da Funceb e da SecultBA.

O edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 vai selecionar, expor, apoiar artistas participantes e premiar trabalhos de livre temática nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. As propostas serão avaliadas quanto ao currículo do proponente e à qualidade artística da obra.

Inscrições

O edital é aberto a pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada. Cada proponente pode inscrever até três obras diferentes de sua autoria, criadas a partir de 2011, para cada um dos Salões, mas apenas uma delas poderá ser selecionada para integrá-los individualmente. Premiados nas edições dos Salões em 2010 e em 2011 podem participar, mas não concorrerão às premiações.

Os interessados devem apresentar os documentos exigidos no edital em envelope lacrado e podem se inscrever pessoalmente na sede da Funceb (Rua Guedes de Brito, 14 – Pelourinho), em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou por via postal, exclusivamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento.