Uma reunião de preparação para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional foi realizada nesta terça-feira (29), na sala de reuniões da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no Centro Administrativo, em Salvador.

O objetivo do evento foi mobilizar, articular e viabilizar as atividades da conferência nacional, que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília, e será um espaço para deliberação, difusão e promoção do diálogo federativo e social, com foco nas políticas de desenvolvimento regional.

O encontro teve a presença do coordenador-substituto de planos regionais e territoriais do Ministério da Integração Nacional, Vitarque Lucas Paes Coêlho, do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, do superintendente da CAR, Dernival Oliveira, além de assessores da empresa e das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Agricultura (Seagri).

Durante a reunião foram abordados temas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Foram ainda enumeradas obras que já vêm sendo desenvolvidas nos estados brasileiros, além de terem sido apresentadas as perspectivas de projetos futuros.

Antes da realização do evento nacional, deverão ocorrer, até o mês de novembro, cinco encontros macrorregionais e 27 encontros estaduais. Na Bahia, a conferência estadual está prevista para os dias 3, 4 e 5 de setembro deste ano.