Aproximadamente 170 famílias indígenas da aldeia Pankararé, do povoado Brejo do Burgo, no município de Glória, serão beneficiadas por meio de um projeto de mecanização agrícola, com garagem. O convênio foi assinado no sábado (12), no estande da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), instalado na Expo Paulo Afonso.

O presidente da Associação Comunitária Pankararé, José Leandro da Silva, disse que os produtores precisavam alugar uma máquina para trabalhar. “Já perdemos a época boa para o plantio, pois, como tínhamos que alugar o trator, nem sempre havia disponibilidade”.

O cacique da aldeia, Afonso, também não escondeu o entusiasmo com a consolidação do convênio. “Na época de chuva, se você não tiver um trator, não tem como plantar. E se a gente não planta também não come. A CAR está ajudando no desenvolvimento da nossa comunidade”.

Segundo o diretor-executivo da empresa, José Vivaldo de Mendonça, o equipamento é entregue acompanhado com todos os implementos agrícolas. “Temos a satisfação de saber que mais uma comunidade rural da Bahia vai ser atendida pela empresa, melhorando a sua capacidade produtiva e renda”.

Qualidade de vida

O superintendente Dernival Oliveira ressaltou que a intenção da empresa é ampliar, cada vez mais, suas ações, fortalecendo o desenvolvimento regional. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais em todos os Territórios de Identidade do Estado. Aqui, em Paulo Afonso, também seguimos a mesma linha de desenvolvimento”.

O projeto, no valor de R$ 162 mil, deve ser entregue à comunidade no segundo semestre deste ano e integra o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, que atua em 407 municípios do estado. A CAR vem atuando para combater a pobreza, com foco nas áreas rurais.