Com a estreia, na TVE, dos programas ‘EmCenaAção–Teleteatro’ e ‘Muito Prazer’, estudantes dos ensinos fundamental e médio passam a contar, a partir deste final de semana, com o reforço da produção da TV Anísio Teixeira.

O EmCenaAção estreia no dia 6, e será exibido aos domingos, às 16h. O Muito Prazer, que estreia no dia 7, aborda temas ligados à sexualidade e será apresentado toda segunda-feira às 19h30, com reprise aos sábados, às 8h30.

Licenciados com Creative Commons, os programas podem ser baixados no Ambiente Educacional do IAT  – Instituto Anísio Teixeira. 

O coordenador-geral da Rede Anísio Teixeira de Produção de Mídias e Tecnologias Educacionais, Yuri Wanderley, disse que os programas aumentam o interesse dos alunos e extrapolam o espaço da sala de aula.

Senso crítico

“Pai e filho, assistindo juntos o Muito Prazer, por exemplo, serão estimulados a conversar sobre os assuntos abordados”. Ele também afirma que é uma forma de se desenvolver nos estudantes o senso crítico e de promover a utilização das novas mídias.

Segundo o coordenador pedagógico do EmCenaAção, Nildson Veloso, cada episódio da série é composto por uma peça de teatro e uma reportagem especial com a equipe envolvida no espetáculo – ator, atriz, diretor, autora. Na estreia, será exibida a peça ‘Cordel do Amor Sem Fim’, da autora baiana Cláudia Barral. O texto leva para a sala de aula discussões importantes sobre temas como o amor, a mentira e a literatura, dentre outros.

Para Veloso, a ideia é divulgar as literaturas dramáticas baiana e brasileira, por meio da veiculação da versão adaptada de uma obra. “Também participam da entrevista especialistas em teatro, educadores, e um guia para o professor trabalhar em sala de aula”, informou o coordenador. Veloso disse que nesta primeira fase serão exibidos cinco episódios, cada um com 34 minutos de peça e outros 22 de reportagem.

“A TV está o tempo todo na casa dos alunos, que discutem as novelas, por exemplo. Então, pensamos neste produto direcionado para este público, com esta linguagem e estética, inclusive formando plateia para o teatro, já que eles assistem ao espetáculo durante as gravações. Há alunos que nunca haviam ido ao teatro”, justificou Veloso.

Muito Prazer leva aos estudantes informações sobre sexualidade

O programa Muito Prazer trata das diversas vertentes da sexualidade. No centro do palco, apresentador e convidado são questionados por estudantes de escola pública, que participam ativamente com perguntas. “Como é um programa de auditório, o potencial é muito grande. Os especialistas vão responder os questionamentos que nascem dos próprios alunos”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Marilu Dantas.

A série conta com 12 programas, cada um com uma temática. “Vai ser um recurso a mais que o colega professor vai ter para fomentar esta discussão na sala de aula. São coisas que estão no cotidiano dos alunos e às vezes a escola não aborda”, informa a coordenadora.

Segundo ela, o programa vai tratar sobre a sexualidade nas dimensões biológica e sociocultural. “Falar de sexo na escola ainda é um tabu, e os materiais pedagógicos estão mais amparados no âmbito biológico”, disse Marilu.

O objetivo do programa é abordar a sexualidade a partir de orientações inseridas no eixo direitos humanos e diversidade, possibilitando à comunidade escolar uma percepção mais objetiva da relevância da sexualidade na construção da identidade do indivíduo. Os temas incluem, também, o combate à violência entre os gêneros, a homofobia, além de informar quanto ao sexo seguro e planejamento familiar.

TV Anísio Teixeira

O projeto da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira, é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de produzir material audiovisual para a comunidade escolar da rede educacional de ensino da Bahia. Alguns de seus programas já fizeram parte da grade da TVE, como o jornalístico Máquina de Democracia, a revista eletrônica Almanaque Viramundo e o esportivo Ginga – Corpo e Cultura, enquanto outros devem estrear ainda este ano.

Todos os programas da TV IAT são concebidos e produzidos por uma equipe multidisciplinar de professores da rede pública de ensino. O Muito Prazer está sob a coordenação da professora doutoranda Maria da Conceição Dantas e o EmCenaAção, do professor Nildson Veloso, ambos integrantes do grupo.