A interligação de três poços perfurados com sucesso na localidade de Peri Peri à rede de abastecimento de água de Caetité, na região sudoeste da Bahia, é uma das intervenções emergenciais da Embasa para enfrentamento aos efeitos da seca. A conclusão da obra está prevista para o final deste mês e vai acrescentar 1.500 metros cúbicos por dia ao sistema de produção de água em Caetité, assegurando a regularidade da distribuição, mesmo que racionada, até a chegada da chuva, a partir de novembro deste ano.

O investimento de R$ 900 mil, com recursos próprios da empresa, inclui o assentamento de 7,6 quilômetros de adutora de 200 milímetros de diâmetro, trecho de um quilômetro de tubulação com 100 milímetros de diâmetro, uma elevatória e a construção de dois reservatórios com capacidade de 50 metros cúbicos cada.

De acordo com o gerente da unidade da Embasa em Caetité, Paulo Ledo, nesta época do ano, o clima é frio e seco e não há precipitações significativas. “Além disso, choveu muito pouco nos últimos nove meses, apenas 500 dos 900 milímetros previstos. O resultado foi a falência de alguns mananciais. Por isso tivemos que agir rápido à procura dos meios possíveis para atender a população local. Os poços de Peri Peri foram a solução encontrada”.

Esta ação também permite o equilíbrio do abastecimento local até a implantação de solução técnica considerada definitiva para atender Caetité, que é a adução de água desde o Rio São Francisco. A realização deste empreendimento requer recursos de R$ 40 milhões. Na segunda-feira (14), o governador Jaques Wagner apresentou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, este e outros projetos de infraestrutura hídrica para garantir o abastecimento de água em períodos de estiagem no semiárido baiano.

Cerca de 36 mil habitantes do município estão, desde abril, recebendo água tratada e canalizada em regime de racionamento, pois para garantir a continuidade do serviço, diante da baixa disponibilidade hídrica dos mananciais que atendem a sede municipal e localidades próximas, a empresa reduziu pela metade a oferta de água.