As ações emergenciais e estruturantes adotadas pelo Governo da Bahia para a convivência com a seca no estado foram apresentadas nesta quarta-feira (30) à Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.

Os deputados integrantes foram informados pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, sobre o andamento das obras de infraestrutura hídrica, a exemplo das adutoras de Pedras Altas, do São Francisco e de Guanambi, todas com o prazo de conclusão ainda neste ano.

A adutora de Pedras Altas, por exemplo, que dará regularidade no fornecimento de água em toda a região sisaleira, está com 88% dos trabalhos executados. O cronograma prevê a conclusão da obra em julho, com a possibilidade de ser finalizada em junho.

Também foram destacados os 20 novos projetos hídricos para a Bahia, apresentados ao governo federal, que terão investimento superior a R$ 800 milhões. A expectativa é que os recursos sejam liberados para execução das nos próximos 15 dias.

Racionamento

Sobre o racionamento de água em alguns municípios, foi esclarecido aos parlamentares que houve necessidade da medida para garantir o abastecimento, que estava ameaçado. Em Vitória da Conquista, por exemplo, que tinha água para 80 dias, o racionamento e a fiscalização dos mananciais permitiram a recuperação dessa marca e o nível da barragem.

Também tiveram destaque na apresentação, as ações emergenciais de fornecimento de água, por meio de carros-pipa. O Ministério da Integração Nacional  repassou R$ 12,8 milhões para a contratação dos caminhões.

O Exército também atua no fornecimento de água e todo o esforço tem sido feito para não haver descontinuidade da ação. Outra ação do governo estadual é agilizar os convênios com as prefeituras.

Mobilização

Durante a reunião foi solicitado aos parlamentares uma mobilização junto aos prefeitos para que o volume de cadastramento de famílias no CadÚnico, o cadastro federal para programas sociais, aumente. Isso devido ao número significativo de pessoas que se enquadra no perfil do cadastro, mas ainda não foram inscritas.