Desenvolver e aprofundar a colaboração bilateral no âmbito da cultura, saúde pública, educação, políticas para juventude, desenvolvimento econômico e turístico, com enfoque na promoção da igualdade racial. Com esse propósito, o governador Jaques Wagner assinou na quinta-feira (24), em Atlanta, nos Estados Unidos, Memorando de Entendimento entre o Governo da Bahia e o Condado de Fulton.

A iniciativa reforça o compromisso entre a República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América que, em 2008, desenvolveu o Plano de Ação Conjunta Brasil – EUA para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade (Japer), por meio da cooperação e do intercâmbio de experiências destinadas à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã.

O evento reuniu a delegação do Estado da Bahia – integrada pelos secretários estaduais da Promoção e Igualdade Racial, Elias Sampaio, e do Turismo, Domingos Leonelli, e os representantes da Secretaria para Assuntos Internacionais, Jacques Santiago, e da Indústria, Comércio e Mineração, Paulo Guimarães -, o presidente do Condado de Fulton, John Eaves, o cônsul-geral do Brasil em Atlanta, Hermano Telles Ribeiro, a representante especial da Secretária de Estado Hillary Clinton, Reta Lewis, e o secretário de Estado da Geórgia, Brian Kemp, a commissioner Liz Hausmann.

Também participaram os membros eleitos do Condado de Fulton, do corpo consular, da Câmara de Comércio Brasileira e o filho primogênito de Martin Luther King Jr – um dos líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos -, Martin Luther King III.

Pacto

Na ocasião, Wagner recebeu a honraria de Cidadão Honorário do Estado da Geórgia das mãos de Brian Kemp e disse que reconhecia “as ricas contribuições dos afrodescendentes, como a Revolta dos Búzios, no Brasil, e a luta de Martin Luther King Jr., nos EUA, e também a importância da sua cultura na formação da estrutura de nossas sociedades como passos fundamentais na luta pela igualdade”. Segundo ele, o objetivo do governo baiano “é que a população tenha o acesso igualitário aos benefícios do desenvolvimento e desfrute de seus direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos”.

Este é o primeiro pacto que um governo subnacional assina após um acordo feito pelos governos brasileiro e dos EUA, em abril deste ano, para fortalecer as relações bilaterais entre entes federados subnacionais.

Diversidade

Para o presidente do Condado de Fulton, John Eaves, “a grande diversidade da população de Atlanta contribui para esta cooperação, especialmente considerando a experiência de ter realizado os jogos olímpicos em 1996, que poderá servir de modelo para trazer benefícios mútuos na geração de oportunidades e promoção do empreendedorismo, com a inclusão racial em função dos grandes eventos que acontecerão no Brasil como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016, estimulando o trade econômico e turístico”.

O governador Jaques Wagner também se reuniu com reitores de faculdades e universidades americanas do Estado da Geórgia, em particular, as instituições educacionais historicamente negras, com o objetivo de estabelecer cooperação e intercâmbio entre estas entidades e as universidades da Bahia.

Agenda inclui encontro com mais de 50 empresas

Nesta sexta-feira (25), na agenda empresarial paralela, o governador e os representantes da SICM e da Setur participaram de encontro com mais de 50 empresas da região, inclusive de origem alemã, dos setores de energia, infraestrutura, comunicações, fundos de investimento, tecnologia e turismo. Houve ainda reunião com empresas de origem alemã sediadas em Atlanta do ramo de tecnologia, energias renováveis e turismo, além de outros eventos bilaterais com empresas locais de diversos ramos. Wagner também esteve presente na abertura do encontro ‘Oportunidades de Negócios entre o Condado de Fulton/Geórgia e Bahia’.