Mais uma ação emergencial realizada pela Embasa vai possibilitar a continuidade do serviço de abastecimento de água em Planaltino, município do centro-sul do estado que decretou situação de emergência por causa da seca. No início de julho, o sistema que atende a sede municipal e o distrito de Campinho vai receber 8,3 litros por segundo, graças a dois poços perfurados recentemente e um sistema de adução construído pela empresa.

O gerente da unidade regional da Embasa em Jequié, que atende Planaltino, César Melhem, disse que a empresa perfurou quatro poços, dos quais três deram água de qualidade, que precisa apenas de desinfecção para ser distribuída. “Com apenas dois poços, conseguiremos atender os 4.500 habitantes de Planaltino e da localidade de Campinho, até que chegue a estação chuvosa, no final do ano”.

Um dos quatro poços apresentou água com baixo teor de sal e terá de passar por processo de dessalinização. O investimento total, de R$ 1,4 milhão, para a perfuração e ligação dos quatro poços está sendo realizado com recursos próprios da Embasa.

Os outros dois poços, perfurados na localidade de Baixa Funda, vão servir para garantir a continuidade do abastecimento em Maracás, município onde a Embasa atende 17 mil pessoas e que também se encontra em situação de emergência. O serviço de ligação desses poços ao sistema de distribuição da sede de Maracás será concluído em setembro e prevê a implantação de 21 quilômetros de adutora, com 40 mil litros por hora.