A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) iniciou terça-feira (1º) uma campanha com foco na equidade e equiparação salarial no mercado de trabalho. Ações nas redes sociais, e-mail marketing e panfletagens nos principais pontos da capital fazem parte da iniciativa. A SPM tem alertado sobre a recorrente prática de organizações pagarem salários menores para as mulheres, mesmo para o desempenho das mesmas funções e carga horária semelhante ao aplicado para o público masculino.

Na Bahia, algumas estatísticas ilustram essa situação. Resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (2010-2011) revelam que o rendimento médio real das mulheres teve decréscimo de 8,5% no ano passado, enquanto que os homens sofreram 7,1% de redução.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 também apontam outro ponto importante, indicando que a remuneração das mulheres é 73,8% do valor pago aos homens. A campanha da SPM enfatiza a necessidade de reparar a desigualdade salarial, valorizar a mão de obra feminina e promover melhores condições de trabalho.