O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, formado por órgãos do governo estadual, realizou nesta terça-feira (29) a primeira videoconferência para avaliar e apresentar as ações do Estado nos municípios atingidos pela estiagem. A primeira reunião foi transmitida para 19 cidades, com a participação de representantes do governo e das prefeituras.

Coordenada pela Casa Civil, a videoconferência contou também com os gestores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Embasa e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Para o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o encontro por meio de videoconferência vai dar mais celeridade às obras e aos programas estaduais para minimizar os efeitos da seca. Ele disse que através da videoconferência os representantes das prefeituras e dos órgãos estaduais que atuam nos municípios podem tirar dúvidas, propor ações, além de informar o andamento dos projetos.

“Nosso estado é muito grande e é preciso que possamos garantir uniformidade no tratamento. Ou seja, garantir que a linguagem seja a mesma e haja um entendimento claro das propostas que estão sendo encaminhadas e que os agentes públicos, coordenadores e diretores regionais possam, na interlocução com o poder público local, agilizar mais ainda as ações”, explicou o secretário.

Assistência à população rural na disposição de carros-pipa, distribuição de cestas básicas e construção de sistemas de abastecimento de água, de poços artesianos e de adutoras são algumas ações de combate à seca.