O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Sedur e Conder), recebeu nesta quarta-feira (16), pelo segundo ano consecutivo, o Selo do Mérito, oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante o 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Hotel Nacional, em Brasília.

O projeto premiado na categoria relevância nacional é o de Requalificação Urbana e Ambiental da Bacia do Cobre, uma área de proteção ambiental ocupada ao longo do tempo de forma precária e desordenada.

A proposta foi elaborada com a participação de entidades da sociedade civil atuantes no Subúrbio Ferroviário e a Prefeitura de Salvador, com a finalidade de revitalizar o Parque São Bartolomeu e a recuperação do manancial que abastece parte da população soteropolitana, além da urbanização e infraestrutura de comunidades do entorno e a implantação de conjuntos habitacionais para famílias que viviam em situação de risco.

Alternativas inovadoras

A premiação tem o objetivo de estimular e divulgar projetos relevantes de Estados e Municípios no que se refere à habitação de interesse social e também incentivar a busca de alternativas inovadoras e autossustentáveis, que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído.

Neste ano concorreram 56 projetos, inscritos por 37 instituições habitacionais, dos quais 11 foram premiados nas categorias modernização institucional, ambiental e socialmente sustentável, regularização fundiária e imobiliária, inovação tecnológica, relevância nacional e grande impacto regional.