Durante o período que antecede ao Dia das Mães, aumenta o número de produtos adquiridos pelos consumidores no comércio. Por isso, é importante que, antes de comprar os presentes, os clientes chequem todas as informações para evitar problemas futuros, conforme orienta o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH).

No momento em que estiver na loja, o consumidor deve exigir informações do fornecedor sobre as formas de pagamento, descontos, além das condições de uso nos casos de compra de equipamentos eletrônicos, prazos e regras para troca dos produtos, pois os estabelecimentos só são obrigados a fazer as substituições caso a mercadoria apresente algum problema.

"A troca por questão de tamanho, cor ou modelo não é obrigatória por lei. Nessas condições, a troca só se torna obrigatória, quando o fornecedor anuncia esse direito, seja através de placa ou por meio do seu funcionário. Assim, o consumidor deverá observar que prazo poderá ser estabelecido livremente pelo fornecedor, e qual a documentação exigida", destacou o assessor técnico do Procon, Alexandre Doria.

Caso, no ato da compra, o cliente presenciar alguma irregularidade no estabelecimento, como produto sem preço, publicidade enganosa e desconto diferenciado no pagamento à vista (dinheiro, cartão de débito ou de crédito sem dividir), poderá denunciar ao Procon por meio telefônico (3116-8526), pelo e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br ou se dirigir pessoalmente à sede do órgão, que fica localizado na Rua Carlos Gomes, n° 746, Centro, em Salvador.