Com o objetivo de mobilizar a população baiana para o enfrentamento ao trabalho infantil, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), e em parceria com vários órgãos governamentais, realizará no período de 21 a 29 deste mês a IV Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil.

A ação começa na próxima segunda-feira (21) e segue até o dia 29 deste mês, com roteiro passando pelas cidades de Rodelas (dia 21), Abaré (22), Chorrochó (23), Macururé (24), Glória (25), Paulo Afonso (28 e 29), que compõem o Território de Identidade Itaparica.

Presente em 265 municípios baianos, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vem promovendo um esforço coletivo para ampliar a discussão da temática e inserir crianças baianas em situação de trabalho nas ações do programa em todo o estado.

Efetivar ações

Como resultado das caravanas anteriores, foram identificadas e inseridas no Peti 16 mil crianças e adolescentes dos territórios de identidade do Semiárido Nordeste II, Bacia do Rio Corrente e da Bacia do Paramirim. A Caravana pretende mobilizar os moradores das cidades, por meio de carreata, passeata, panfletagem, atividades recreativas, além de uma reunião técnica para discutir o problema do trabalho infantil em cada município.

No evento serão abordadas as políticas disponibilizadas pelo estado, com a participação de crianças, adolescentes, representantes do Sistema de Garantia de Direitosl, lideranças políticas e religiosas, autoridades, professores e integrantes da sociedade civil. Na ocasião, os gestores municipais vão assinar o Termo de Compromisso para efetivar ações visando o enfrentamento ao trabalho infantil. Também será entregue o catavento, símbolo internacional do movimento para erradicação do trabalho infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).