Preservar o patrimônio natural da Chapada Diamantina. Esta foi uma das preocupações dos participantes da Conferência Estadual do Meio Ambiente, em sua etapa territorial, que ocorreu na última terça-feira (15), na cidade de Seabra. Além disso, questões como a seca, educação ambiental voltada ao turismo sustentável e a proteção dos recursos hídricos da região foram abordados pelos grupos de trabalho.

A abertura do evento foi conduzida pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Ele destacou a necessidade de uma política permanente para fortalecer a gestão ambiental na Bahia e falou sobre a consolidação do processo de reforma e políticas de meio ambiente, conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). “Três pontos são importantes: construímos estas políticas a partir do conhecimento de cada território, estamos desenvolvendo um sistema de informação que vai facilitar o monitoramento e, por último, estimulamos o controle ambiental”, afirmou Splenger.

Mobilização

De acordo com o secretário, o caráter da conferência é discutir políticas, identificar propostas, fortalecer e apoiar a execução de ações estruturantes para a gestão ambiental, além do controle social. “Por isso é importante a mobilização da sociedade, para que haja um vínculo maior nessas discussões, um maior controle sobre as ações dos agentes públicos e das ações do Governo do Estado para as políticas ambientais”, avaliou.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Chapada (APPC), Sara Goes, enfatizou a necessidade de estimular as ações de educação ambiental e sensibilização da população para o destino correto de resíduos sólidos. “A conferência é muito importante para reunir grupos, para fortalecer o debate. Uma das nossas preocupações é com pequeno produtor, com agricultura familiar e com o fortalecimento de ações voltadas para essa questão. Esperamos obter resultados práticos e satisfatórios com a efetivação das propostas discutidas aqui”.

O encontro contou com a participação de cerca de 170 pessoas, sendo que, destas, 36 foram eleitas como delegados para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho, em Salvador. Participaram também do encontro a coordenadora das conferências, Mariana Mascarenhas, a secretária municipal de Meio Ambiente de Ibitiara, Rosania Rodrigues, o vice-diretor do Instituto Federal e Tecnológico da Bahia (Ifba), Humberto Teixeira, a representante do Comitê de Bacias do Paraguaçu, Sílvia de Jesus Silva, e o representante do Território da Chapada Diamantina, Pitágoras Uma.