O Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Bahia realizou, nesta segunda-feira (7), na sala de reuniões da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), a primeira reunião para o planejamento das ações deste ano. O objetivo é propor políticas e adotar medidas para a prevenção, proteção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina e Oeste.

Para o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, por ser um ano atípico, com um longo período de estiagem, aumenta a preocupação com os focos de incêndios. “Todas as ações de fiscalização preventiva e combate aos incêndios devem acontecer com mais agilidade porque temos pouca disponibilidade de água para o combate. O trabalho de educação ambiental também será intensificado para dar um suporte às ações do Comitê”, ressaltou.

Estão planejadas, a partir de junho deste ano, oficinas de educação ambiental voltadas para brigadistas voluntários, professores, associações de agricultores, dentre outros multiplicadores. As ações para este ano deverão ser elaboradas tendo como base os resultados positivos obtidos nos anos anteriores.