O ex-diretor-geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Elmo Vaz, tomou posse, nesta quarta-feira (16), em Brasília (DF), na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O governador Jaques Wagner e o ministro Fernando Bezerra participaram da solenidade, na qual também tomou posse o novo presidente da Sudene, Paes Landim.

O governador da Bahia defendeu o fortalecimento e a ampliação das ações da Codevasf, para melhorar as condições de quem trabalha com políticas públicas de acesso a água e de revitalização e perenização dos rios, principalmente o São Francisco. Ele disse, também, que as ações devem ser direcionadas visando atender a todos os estados, pois o órgão não pertence a nenhum deles, mas representa uma conquista de todos os nordestinos.

Para Jaques Wagner, Elmo Vaz é um técnico de grande experiência e que assumiu o cargo na hora certa, pois sempre trabalhou no combate à seca e conhece profundamente a situação baiana e de todo o Nordeste.

Engenheiro civil, com 15 anos na Embasa, o baiano Elmo Vaz disse que vai pautar sua gestão pela ética e responsabilidade e vai buscar executar as políticas para atender as necessidades do enfrentamento da seca, a mais rigorosa em 47 anos. Vaz disse, ainda, que vai lutar pela revitalização e perenização dos rios do Nordeste e pretende colocar em prática as modernas tecnologias testadas para evitar o êxodo rural, além de promover fortalecimento da Codevasf, que tem 65 anos de existência.

O ministro Fernando Bezerra anunciou que a Codevasf terá R$ 1 bilhão para investir e conquistar um Nordeste mais equilibrado e mais justo. Participaram da solenidade de posse, os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do Piauí, Wilson Martins, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, além de senadores e integrantes da bancada baiana na Câmara Federal.