O mês de junho começa nesta sexta-feira (1º) com poucas chuvas no estado da Bahia. Apenas na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Recôncavo, nordeste, Chapada Diamantina, sudoeste e sul é que há previsão de chuvas fracas e isoladas, decorrentes dos ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico, sendo mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Para Salvador e região metropolitana, a tendência é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana se manterão estáveis, com valores variando entre 21°C (mínimas) e 29°C (máximas).

Nas demais regiões (oeste, São Francisco e norte) o céu estará parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de chuvas. Também é nessas regiões onde serão esperadas as maiores temperaturas, com máximas variando de 32°C a 35°C.

As menores temperaturas, com mínimas variando de 15°C a 17°C, estão previstas para as áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina, sudoeste, São Francisco e oeste, podendo ocorrer durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré

De sexta a domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima nos horários entre as 1h30 e às 13h30, com valores oscilando de 1,9 e 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer em torno de 7h30 e das 19h30, com valores variando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas deverão ser fracas, com altura máxima em torno de 1,5 metros.

Radiação Ultravioleta

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para este fim de semana deverão variar de 6 a 9, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10h às 16h, requer cuidados que minimizem danos à saúde, sobretudo à pele e aos olhos como a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.