Para realizar pesquisas e debates sobre as desigualdades socioeconômicas no estado, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas, foi instalado, nesta quinta-feira (10), o Observatório Milton Santos da Equidade Social da Bahia. A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes). A reunião foi realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

A criação do Observatório Milton Santos tem inspiração no Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. De acordo com o secretário de Relações Institucionais e secretário executivo do Codes, Cézar Lisboa, outro objetivo do observatório é analisar a eficácia das políticas públicas de combate às desigualdades sociais já aplicadas pelo Estado.

“A prioridade do governo são políticas públicas voltadas para o social. Por isso, temos a necessidade de verificar se as políticas já adotadas pelo Estado estão melhorando as condições de vida da população mais pobre, reduzindo a desigualdade social. Caso necessário, o observatório vai contribuir com as secretarias estaduais propondo alterações nas políticas”, afirmou Lisboa.

Entre os temas analisados no Observatório Milton Santos estão o trabalho decente e a exclusão de direitos, como acesso à água, segurança, mobilidade, educação e saúde. Até o final do ano, estão previstas câmaras voltadas para áreas como agricultura, infraestrutura e formação profissional e tecnológica.