Técnicos do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia (CRH/Ufba), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido realizam, até esta sexta-feira (4), visitas preparatórias à IV Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado da Bahia nos municípios que compõem o Território de Identidade de Itaparica. O evento acontecerá entre os dias 21 e 29 deste mês.

Organizada pela Sedes e apoiada pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), por meio do Comitê Gestor Estadual do Pacto, a caravana tem como foco a retirada de crianças que estejam trabalhando em lixões. Já foram visitados os municípios de Mucururé, Glória e Abaré e até esta sexta os técnicos irão a Chorrochó, Rodelas e Paulo Afonso.

Durante essas visitas são propostas nas escolas o desenvolvimento de atividade pedagógica sobre o trabalho infantil, identificados os principais parceiros locais e iniciada a mobilização das comunidades e dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelares para a realização da caravana.

Água

Os técnicos também fazem o levantamento da situação das escolas municipais da zona rural em relação ao abastecimento de água visando à inclusão das mesmas no Programa Água nas Escolas. O CRH/Ufba, enquanto centro de estudos de caráter interdisciplinar e interdepartamental, contribuirá com a pesquisa nos municípios visitados para que as informações levantadas possam subsidiar políticas públicas que melhorem as condições de vida de crianças e adolescentes da região.