Em apenas quatro meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Escada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, já atendeu a 30.026 pacientes, sendo realizados quase 60 mil procedimentos.

Com atendimento nas especialidades de clínicas médica e pediátrica, a unidade também contará, a partir do final deste mês, com a especialidade de ortopedia. A demanda da UPA 24h contabiliza diariamente, em torno de 319 atendimentos. No período, também foram realizados 12.337 exames laboratoriais e 1.722 exames de imagem.

Desde 2007, a Sesab vem investindo na melhoria do atendimento de saúde para a população do Subúrbio Ferroviário. Em setembro de 2010, inaugurou o Hospital do Subúrbio e, no mesmo ano, qualificou o Hospital João Batista Caribé. Atualmente, a secretaria está investindo na recuperação da Unidade de Emergência de Plataforma, também na região do subúrbio.

A UPA de Escada está ligada à Rede de Atenção às Urgências do município de Salvador e integra a grade de referência da Central de Regulação Médica de Urgências do Samu Metropolitano de Salvador. Funciona durante 24 horas, em regime de demanda espontânea e referenciada pelas Unidades Básicas a ela vinculadas, e pelo Samu 192.

O investimento anual inicial da Secretaria da Saúde do Estado para o custeio da unidade é de cerca de R$ 9 milhões. Inaugurada em 21 de dezembro de 2011, a UPA 24h de Escada conta com 41 leitos, sendo 15 para pediatria e 26 para adultos. Dispõe de 49 médicos, 23 enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem e sete laboratoristas, entre outros funcionários.

Os atendimentos, em sua maioria, são de crise hipertensiva, febre, cortes, queimaduras, primeiro atendimento para infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) e alguns traumas. Além disso, a unidade realiza pequenas cirurgias, exames de imagens e laboratoriais, e ainda dispõe de serviço de apoio ao diagnóstico e terapia.