A ala da Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do Hospital Martagão Gesteira, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (31). O novo serviço dispõe de 15 novos leitos para tratamento de pacientes crônicos e tem o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que fará repasses financeiros.

Experiência única na Bahia, a UTD tem como objetivo desospitalizar crianças com internação prolongada em hospitais de Salvador e região metropolitana da capital. A cerimônia de inauguração teve a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, do presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, e do deputado federal Antônio Brito.

Para o secretário Jorge Solla, todo trabalho da Sesab desenvolvido com o Martagão Gesteira resulta em grandes melhorias para população baiana. “É o caso da campanha ‘600 corações’, que já realizou mais de 100 cirurgias pediátricas, reduzindo a fila de espera destes pacientes”.

Ambiente familiar

Com o novo serviço, crianças que ocupam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) poderão retornar para o seu domicílio, uma vez que este ambiente receberá toda a estrutura física e tecnológica para a conclusão do tratamento. Além de promover a inserção do pequeno paciente em seu ambiente familiar, a prática beneficia outras crianças, que deixariam de ser atendidas em decorrência da ocupação prolongada dos leitos de UTI.

Durante todo o período de internação na UTD, a criança será acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que vai treinar os familiares ou potenciais cuidadores para que estejam preparados para cuidar do paciente. O acompanhamento multidisciplinar continuará em nível domiciliar, com visitas periódicas em associação às políticas de internação domiciliar do SUS que visam minimizar a reospitalização dessas crianças, sempre buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida.