Milhares de pessoas do sudoeste baiano aproveitaram esta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador, para colocar a saúde em dia. Desde sábado (28), pela 12ª vez, a Bahia recebe equipes de profissionais de saúde que compõem o projeto Voluntários do Sertão. Desta vez, o município escolhido foi Encruzilhada, a 607 quilômetros de Salvador, na divisa com Minas Gerais.

A expectativa é que até o próximo domingo (6) sejam atendidas mais de 15 mil pessoas da região, entre baianos e mineiros, perfazendo um total de 70 mil procedimentos, inclusive 650 cirurgias de catarata e/ou pterígio.

O trabalho é organizado pela Organização Não Governamental (ONG) de Ribeirão Preto (SP), Voluntários do Sertão, com apoio dos governos municipal, estadual e federal.

Os secretários Jorge Solla (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil) também estiveram na cidade de Encruzilhada no terceiro dia de atividades da ONG, que proporciona à população a oportunidade de usufruir de serviços médicos realizados gratuitamente com equipamentos de ponta em 14 especialidades, entre elas, odontologia, ginecologia, oftalmologia, proctologia, pediatria e ortopedia.

A empregada doméstica Arleide Viana Rocha aproveitou para fazer uma bateria de exames e cuidar da saúde bucal. “Meus atendimentos foram com dentista, eletro do coração, também fiz um exame de vista. Eu não tinha óculos e consegui, graças a Deus. Também vou trazer meus dois irmãos aqui. Não temos condições de pagar por isso”.

A dona de casa Dinalva Silva Santos também não perdeu tempo e enfrentou o sol com a sombrinha na mão. “Eu vim no ginecologista. Já fiz mamografia e também quero um médico para olhar minha garganta. Estou com uma tosse muito seca por causa dessa poeira”.

Cerca de 200 pessoas, entre médicos de diferentes especialidades, dentistas, enfermeiros, entre outros profissionais, a maior parte de Ribeirão Preto, realizam os atendimentos. A iniciativa foi idealizada por Doreedson Pereira, baiano de Alegre, povoado pertencente a Condeúba.

O projeto começou em 2000 com a entrega de brinquedos e cestas básicas onde ele nasceu e municípios vizinhos. “O que nos motiva a realizar esse trabalho é saber da dificuldade e da carência que existe nos lugares”.

Somente no primeiro dia foram realizados 2.400 atendimentos variados e 150 cirurgias de catarata. Centenas de dentaduras e óculos de grau também estão sendo distribuídos gratuitamente.

Durante a visita, o chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa, reiterou que o programa Saúde em Movimento, do governo estadual, foi inspirado no projeto Voluntários do Sertão. “É um trabalho extraordinário que conta com apoio do governo do Estado, mas também do governo federal, que disponibilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira, da Prefeitura de Encruzilhada, que ajudou com a infraestrutura importante para a realização dos atendimentos. Ficamos muito satisfeitos em ver o sorriso no rosto das pessoas que são atendidas ou saem daqui com encaminhamentos. É o resultado desta soma de esforços”.

Para o secretário Jorge Solla, a iniciativa promove um impacto cultural ao despertar o zelo pela saúde nas pessoas e mobilizando a sociedade que se organiza para formar novos grupos de voluntariado. “Esta ação estimula a melhoria da rede de saúde nas várias regiões do estado, em especial no nosso sertão tão sofrido, num ano como este, onde a seca tem agravado muito as condições de vida”.

Os Voluntários do Sertão também arrecadaram um volume grande de roupas, brinquedos, calçados, xampus e condicionadores que serão doados às comunidades da região.

Também visitou a cidade o superintendente de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica da Sesab, Alfredo Boa Sorte.