Mais 904 baianos voltaram a enxergar depois de passarem por cirurgias de catarata feitas durante a etapa do Saúde em Movimento na cidade de Ourolândia. No município, a estratégia teve início no dia 9 de maio e até o seu final, no dia 17 de maio, a previsão é que o número de cirurgias chegue a 1.500.

Até esta terça-feira (15), além das operações, 3.673 consultas foram realizadas. A etapa foi acompanhada nesta terça-feira (15) pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado pelo promotor do Ministério Público, Rogério Queiroz e pela prefeita Yhonara Rocha Freire.

Até o final da etapa, a expectativa é que sejam realizadas sete mil consultas. Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Mista de Ourolândia e com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes. O Saúde em Movimento tem como público-alvo pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia.

Ainda na região, Jorge Solla visitou o município de Morro do Chapéu, onde foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Hospital Maternidade São Francisco de Assis. O secretário foi acompanhado pelo prefeito da cidade, Cleová Barreto.