Em mais uma etapa, iniciada na quarta-feira (16), o programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, realizou 110 cirurgias de catarata e 1.628 consultas oftalmológicas no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. A expectativa é de chegar a sete mil consultas e 1.500 cirurgias, até 24 deste mês, último dia de atendimento no Hospital Maternidade de Santo Amaro.

Os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Rui Costa, acompanharam, nesta sexta (18), as atividades do programa. Segundo Solla, a estratégia tem sido muito importante para ampliar o atendimento oftalmológico. “Vemos que a recuperação reflete positivamente no aprendizado dos alunos do Topa [Programa Todos pela Alfabetização] e na vida cotidiana da população atendida”.

A aposentada Catarina Pereira da Silva, 64 anos, foi uma das beneficiadas com a consulta, sendo diagnosticada com a doença. "Eu já sabia que estava com catarata. Não consigo enxergar muito bem, mas não tive a oportunidade de fazer a cirurgia antes". Ela disse estar ansiosa pelo procedimento, agendado para próxima segunda (21). "Quero sair daqui enxergando muito bem".

Próximas etapas

Desde o início do Saúde em Movimento, em 2009, foram realizadas mais de 68 mil cirurgias, levando aos baianos que sofriam com a catarata a possibilidade de voltar a enxergar melhor. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. O público-alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa Topa. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Andaraí, iniciando nesta segunda (21), e em Valença, no dia 2 de junho.