Profissionais de diversos veículos de comunicação participam neste sábado (26) do primeiro workshop ‘SUS para Jornalistas’ realizado na Bahia, uma ação conjunta das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Comunicação do Estado (Secom), do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A finalidade do encontro, que será realizado na Universidade Aberta do SUS/Unasus-Bahia, das 8h30 às 12h30, é levar aos profissionais um melhor entendimento de questões que dizem respeito à saúde pública.

Para esta primeira turma foram convidados jornalistas responsáveis por grande parte do conteúdo produzido sobre saúde na mídia. A intenção é qualificar ainda mais estes profissionais para que os mesmos produzam notícias com maior precisão para a população e a orientando melhor sobre a sua participação na construção do SUS e o acesso e a oferta de serviços existentes.

Controle social

Nas discussões, que serão conduzidas pelo diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Eduardo Mota, serão abordados temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, atuação do controle social, sistemática da assistência, legislação que regulamenta o SUS, pactuação entre os municípios para oferta de serviços.

Na oficina, especialistas em saúde pública farão exposições do tema e abrirão debates sobre o tema, buscando uma discussão entre todos os participantes. A expectativa é que dentro de um ano grande parte dos profissionais que atua na imprensa possa passar pelo workshop.

A primeira etapa da qualificação busca qualificar jornalistas. A segunda será destinada a radialistas e blogueiros para que possam tratar das questões relativas ao SUS com maior conhecimento. A Unasus-Bahia certificará os participantes do workshop.