No terceiro evento relacionado à formação de policiais militares, realizado esta semana, 32 oficiais foram diplomados nesta quarta-feira (9) no Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp), promovido em parceria entre a Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Durante a formatura, no auditório da União das Prefeituras Municipais (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, o comandante geral da PM do Distrito Federal, Suamy Santana da Silva, recebeu a Medalha Mérito Policial Militar, maior comenda da PM.

A formação vai trazer, por exemplo, melhorias para o policiamento na área de influência da Base de Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina. O capitão Élson Pereira, responsável pela base, foi um dos formandos. “Abraçamos, jovens, essa missão e vamos nos capacitando. Este curso nos dá maior suporte para tomarmos decisões estratégicas. Recebemos o comando de unidades da Polícia Militar e estamos preparados para esta situação, que nos exige mais amadurecimento”.

Gestores

Primeiro lugar no curso, a capitã Maria Dulce Domingues Fonseca, há 18 anos na PM, afirmou estar orgulhosa por ter se destacado. “Sou de um quadro especial, da área de saúde, mas estamos dentro de unidades militares e sendo capacitados para sermos gestores. Eu me sinto preparada para colaborar com esta parte administrativa”.

O curso de pós-graduação, que teve carga horária de 460 horas distribuídas em sete meses, contemplou disciplinas como planejamento estratégico, inteligência policial, criminologia, políticas públicas de segurança, estudo sobre cidade e segurança pública, entre outras.

Formação do efetivo se reflete na prestação da segurança pública

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que a especialização faz parte de todo um esforço do Governo do Estado na questão da formação dos policiais. Somente esta semana, houve o início de um curso de policiamento comunitário, a formatura dos novos cabos e a conclusão do curso de aperfeiçoamento dos capitães e majores, que proporcionará aos formandos a oportunidade de galgar novos postos na PM.

“São investimentos que seguem uma programação em andamento para dar mais condições de formação e capacitação. Há novas turmas sendo formadas para o curso de sargento e teremos novos concursos destinados a soldado. É um ano proveitoso para a formação e capacitação dos policiais”, afirmou Barbosa.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o investimento na educação e a valorização do policial se refletem na execução da segurança pública. “Nós valorizamos a pessoa, o profissional e também a sociedade, contando com um policial mais preparado, aperfeiçoado. Quando nós trabalhamos pela valorização, o praça e o oficial têm um estímulo para a carreira. Isso se reflete em melhores condições de trabalho e desempenho das funções”.