A ascensão para a patente de cabo, readquirida com a reestruturação da carreira da Polícia Militar, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, foi obtida por mais 419 soldados nesta terça-feira (8). A formatura aconteceu na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, em Salvador.

Dos formandos, 61 são bombeiros e 358 são policiais, sendo que 200 são lotados em Salvador e os demais em Feira de Santana, Juazeiro e Ilhéus. Participaram do curso PMs da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), dos batalhões de Choque e Rodoviário e das demais unidades operacionais. De 2011 até agora, já se formaram para a função de cabo 1.625 soldados.

“É um reconhecimento dos anos que prestamos serviço para a Polícia Militar. Um momento único, e agora é esperar vir o curso de sargento”, afirmou o ex-soldado e agora cabo Osmar Sales, 45 anos, há 24 na corporação. “Quando entramos, não tínhamos esta expectativa, mas lutamos e, com o decorrer do tempo, conseguimos nosso espaço”.

O cabo Jupermes Fortunato Ribeiro, 42 anos, 19 de PM, destacou o aumento da responsabilidade ao assumir a nova função. “Passo a responder por 20 soldados. Estou dando um passo na minha carreira. É um momento esperado para todo militar. O soldado quer ser cabo, que quer ser sargento”.

Para adquirir a patente, os homens passaram por um curso de 28 dias. Neste período, receberam capacitação e prestaram exames em disciplinas como direitos humanos, tiro policial, atualização da legislação, entre outras.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, disse que o governo da Bahia está valorizando os policiais. “Uma das formas de valorização é esta ascensão na carreira, trazendo reflexo no seu serviço, uma vez que eles passaram 28 dias fazendo um curso de aperfeiçoamento”.

Formatura é exemplo e motivação para futuros policiais

A graduação emocionou os parentes e amigos dos formandos. Alex Fernando dos Santos, dez anos, aluno do Colégio da Polícia Militar, assistiu à cerimônia e informou que quer ser PM. “É bonito ver a tropa marchando. Meu pai é soldado, meu tio se formou cabo. Mas não é só pela família. Também quero ajudar a defender a comunidade”. Sueli de Jesus Triunfo, mulher de outro formando, o cabo William Triunfo, também gostou da cerimônia. “Ele é esforçado, tem 44 anos e merece esta promoção”.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, destacou que a ascensão na carreira é importante não só para aumentar o vencimento dos policiais. “Temos também a preocupação com a formação. Estas promoções geram toda a demanda de cursos e o treinamento destes policiais ao longo de sua vida profissional”.

Barbosa declarou que nos últimos cinco anos o governo da Bahia já contratou 9.500 PMs. “Este ano, tivemos a formatura de 1.900. É todo um esforço que a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública e o governo vêm fazendo não só para a incorporação de novos policiais, mas também para a formação para melhor servir à sociedade”. Ele ressaltou que há a previsão de abertura de novos concursos, tanto para a Polícia Militar quanto para a Civil e a Técnica.