Elementos tradicionais da cultura baiana, a diversidade de destinos e tudo mais que a Bahia oferece para os públicos nacional e internacional estão expostos, até sábado (19), no Centro de Convenções, em Salvador, durante o I Salão Baiano de Turismo. Mais de 120 operadoras, 60 delas estrangeiras, estão inscritas para conhecer, com detalhes, todas as 13 zonas turísticas do estado e participar de rodadas de negócios, exposições, apresentações culturais e gastronômicas, além de discussões sobre o setor.

O evento foi aberto nesta quinta-feira (16) pelo governador Jaques Wagner e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, que visitaram os estandes das zonas turísticas, o espaço com 50 balcões para exposição de municípios e assistiram à apresentação de manifestações típicas de cada região como o Terno de Reis, do município de Lafayete Coutinho, e a Marujada, da cidade de Curaçá. “O salão reflete o trabalho realizado nos últimos cinco anos, que se propôs a promover a interiorização do turismo, com a caracterização de várias atrações, e não somente o sol e a praia. Esta é uma oportunidade de negócios”, afirmou Wagner.

Maquete

O Salão também expõe um carro de Stock Car, corrida que acontecerá em Salvador, até pelo menos 2018, e uma moto Harley Davidson, divulgando o encontro nacional de motociclitas, que será realizado em novembro no estado. Segundo Wagner, o governo está investindo no desenvolvimento do turismo rural, religioso, esportivo, étnico, de aventura e do enoturismo. Também interiorizando e ampliando o número de turistas e de empregos.

Entre os esforços para desenvolver o setor, Wagner citou ainda a recuperação de mais de quatro mil quilômetros de estradas, além das rodovias que ainda serão beneficiadas. Outro grande atrativo do Salão é uma maquete especial do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do estado. Com 120 metros quadrados, o equipamento deve encantar crianças e adultos durante o evento.

Estado está entre os três mais visitados do país

De acordo com o ministro Gastão Vieira, a Bahia está entre os três principais destinos do país, juntamente com Rio de Janeiro e São Paulo. “Este é o lugar preferido dos brasileiros e a feira mostra, de uma forma muito significativa, o turismo se multiplicando, envolvendo fatores além do sol e praia”. Segundo Vieira, o Governo do Estado consolida uma política para o turismo a longo prazo. “Aqui, nós olhamos uma possibilidade concreta e econômica de gerar emprego e renda, levando uma vida mais tranquila para a população”.

Para o ministro, “a Bahia dá um salto consolidado, estrategicamente pensado, fazendo aquilo que outros países fizeram, que é diversificar o seu turismo”. Ele afirmou que o salão reúne uma mostra de tudo o que a Bahia oferece, além de sol e mar. “Quem obteve sucesso, seguiu este caminho”.

Vieira disse ainda que a Bahia estimula o turismo de todos os segmentos, interno e externo. “Precisamos olhar melhor os turistas estrangeiros, que estão passando a vir mais ao país, e a Bahia é a síntese do Brasil. Trabalhar a vinda do turista estrangeiro ao estado e buscar que o brasileiro visite mais a Bahia é uma política absolutamente correta”.

Número de visitantes cresceu em mais de 1,3 milhão em três anos

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, afirmou que, pela primeira vez, se realiza um evento comercial voltado apenas para o destino Bahia, e a expectativa é que este ano seja confirmada a tendência de crescimento detectada por duas pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) . “De 2009 para 2011, a visitação à Bahia cresceu em mais de 1,3 milhão de turistas nacionais e internacionais. É um crescimento indiscutível e confirmado pelo número de desembarques nos nossos aeroportos. Houve um aumento de 14 para 25 voos internacionais semanais para Salvador”.

Copa 2014

Leonelli também afirmou que a Copa do Mundo é uma oportunidade para o turismo baiano. “Os turistas devem passar até um mês inteiro na Bahia. Por isso, estamos aprimorando nossos serviços e estrutura de receptivo e também a nossa capacidade hoteleira, não apenas quantitativamente, mas principalmente qualitativamente”. Segundo o secretário, os financiamentos junto aos bancos para construção e reforma de hotéis na Bahia já somam US$ 380 milhões.

Evento é oportunidade de negócios para grandes e pequenos empresários

Estão representados no Salão grandes empreendimentos como o Hotel Vila Galé, no litoral norte do estado, mas também pequenas pousadas como a Mirante de Lençóis, na Chapada Diamantina. Kátia Figueiredo, proprietária dos 20 chalés que compõem o estabelecimento, avalia o evento como uma oportunidade inédita. “Acredito que vamos alcançar os turistas internacionais e nacionais, clientes das operadoras e ainda um público avulso, novo, que está deixando de se hospedar em grandes hotéis para alugar casas ou chalés, ganhando em privacidade”.

Parceria

Para as rodadas de negócios, são disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado, com ar-condicionado. Os encontros pré-agendados ocorrem por meio de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA). São também disponibilizadas outras duas salas fechadas e climatizadas, uma com capacidade para até 40 pessoas e outra, até 20, destinadas a reuniões de trabalho.

Do lado direito do pavilhão estão montados 60 estandes de nove metros quadrados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico. Também há áreas para gastronomia, artesanato, turismo de aventura e espaço especial para o São João da Bahia. O evento contará com uma sala de imprensa equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede Wi-fi. Haverá ainda um espaço personalizado para os veículos especializados em turismo.