Principal operação de marketing de vendas e divulgação da Bahia como destino turístico, o I Salão Baiano de Turismo será aberto oficialmente nesta quinta-feira (17), às 9h, no Centro de Convenções, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino.

‘Viaje por um mundo chamado Bahia’ é o tema do evento, que acontecerá até sábado, reunindo uma série de atrativos como exposições, apresentações artísticas e culturais, uma mostra gastronômica e a segunda edição da feira comercial da Abav-BA. Haverá ainda estandes comerciais e institucionais das 13 zonas turísticas do estado, cada uma com 50 metros quadrados, e um espaço destinado a 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos.

Uma moderna estrutura está sendo finalizada para o Salão. Do lado direito do pavilhão foram montados 60 estandes de nove metros quadrados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico.

Para as rodadas de negócios, serão disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado, com ar-condicionado. Os encontros pré-agendados ocorrerão por meio de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), além de outras duas salas fechadas e climatizadas – uma com capacidade para até 40 pessoas, e outra até 20, a serem utilizadas para reuniões de trabalho.

Maquete

Outro atrativo do Salão é uma maquete especial do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do estado. Com 100 metros quadrados, o equipamento pretende encantar crianças e adultos durante o evento.

O Salão contará também com uma sala de imprensa equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede Wi-fi, e um personalizado para os veículos especializados em turismo. Durante o evento serão realizadas palestras e workshops sobre diversos temas ligados ao setor. Dois assuntos já foram definidos pela organização – ‘Conta Satélite’, que discutirá a possibilidade de verificar a receita gerada pelo turismo, e a Copa do Mundo de 2014.

O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcos Lomanto, confirmou a participação no evento, onde apresentará o novo estande que será usado pelo Brasil nas promoções no exterior. O Salão terá ainda estande dos parceiros como Sebrae/BA, Serviço Nacional do Comércio (Senac), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Convention Bureau, Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Conselho Baiano de Turismo, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Sindicato das Empresa de Turismo (Sindetur), dentre outros.