Nos dias 17, 18 e 19 de maio, os principais destinos, produtos e segmentos do turismo da Bahia estarão reunidos no Centro de Convenções, em Salvador, durante o I Salão Baiano de Turismo. O evento, que era uma antiga reivindicação do trade baiano, terá rodadas de negócios, exposições, apresentações culturais e uma série de atividades e discussões sobre o setor no estado.

A abertura oficial do evento, que contará com operadores nacionais e internacionais, ocorrerá no dia 17 de maio, às 10h, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Embratur, Flávio Dino.

Uma moderna estrutura está sendo montada para o I Salão Baiano de Turismo. As 13 zonas turísticas do estado contarão, cada uma, com um estande de 50 metros quadrados e haverá, também, um espaço destinado a 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos. Do lado direito do pavilhão serão montados 60 estandes de nove metros quadrados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico.

Feira da Abav-BA

Para as rodadas de negócios, serão disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado, com ar-condicionado. Os encontros pré-agendados ocorrerão por meio de parceria com o Sebrae. Além desse espaço, serão disponibilizadas outras duas salas fechadas e climatizadas: uma com capacidade para até 40 pessoas, e outra com capacidade para até 20 pessoas, a serem utilizadas para reuniões de trabalho.

Também haverá áreas para gastronomia, artesanato, turismo de aventura e espaço especial para o São João da Bahia. O evento contará com uma Sala de Imprensa equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede Wi-fi. Haverá também um espaço personalizado para os veículos especializados em turismo.

A Feira da Abav-BA, que também contará com áreas comerciais e estandes, será realizada paralelamente ao Salão Baiano de Turismo, no piso superior, cujo acesso é feito pelas escadas rolantes do Centro de Convenções. Diferentemente do Salão, que será dedicado exclusivamente ao Destino Bahia, a segunda edição da Feira da Abav-BA constitui-se em um evento de caráter comercial e será aberto para a venda de outros destinos.

Zonas turísticas

Outro grande atrativo do I Salão Baiano de Turismo é uma maquete especial do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do estado. Com 100 metros quadrados, o equipamento deve encantar crianças e adultos durante o evento.

Durante o I Salão Baiano de Turismo serão realizadas palestras e workshops sobre diversos temas ligados ao setor. Dois assuntos já foram definidos pela organização do evento: Conta Satélite, que discutirá a possibilidade de verificar a receita gerada pelo turismo, e a Copa do Mundo de 2014.

O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcos Lomanto, confirmou a participação ao evento. Ele apresentará o novo estande que será usado pelo Brasil nas promoções no exterior. O publicitário Ricardo Freire também será um dos debatedores do Núcleo do Conhecimento.

Já está no ar o site do I Salão. A ferramenta da web conta com toda a programação do evento, além de fotos e textos dos destinos turísticos do estado. Através do endereço oficial do salão, os interessados podem efetuar as inscrições.

Painéis expõem novos produtos, setores e serviços

Os novos produtos e segmentos do turismo baiano terão um espaço especial durante o I Salão Baiano de Turismo. Denominado "Agora o Turismo da Bahia Tem", serão enfatizados investimentos em qualificação profissional, o Enoturismo, Turismo Étnico-afro, São João da Bahia, GP Bahia de Stock Car, dentre outros.

O Disque Bahia Turismo, serviço pioneiro e maior call center de informações turísticas do país e que funciona por meio do telefone (71) 3103-3103 e também online, via chat, também terá um espaço no evento. Os atendentes ocuparão uma área de 20 metros quadrados e o serviço funcionará direto do Centro de Convenções, em inglês, espanhol e português.

Guias e Monitores

Principal sistema de receptivo dos turistas que virão a Salvador durante a Copa do Mundo de 2014, o Projeto Guias e Monitores terá um espaço especial no salão baiano.

100 anos de Jorge

O escritor baiano Jorge Amado também será homenageado com uma exposição especial dedicada à sua obra e aos seus personagens mais conhecidos, organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado.

Gastronomia

A culinária da Bahia terá um ambiente especial durante o I Salão Baiano de Turismo. Por meio de parceria com a Abrasel e o Senac, haverá uma mostra do melhor da gastronomia da Boa Terra, com a utilização de produtos genuinamente baianos e demonstração da cadeia produtiva. Na ocasião, a Abrasel fará o lançamento de projetos especiais.

São João da Bahia

A maior festa regional do Brasil também estará presente no principal evento do turismo baiano. O São João da Bahia terá um pavilhão especial, com uma área com palco e decoração típica para realização de manifestações culturais, a partir das 18h. O espaço também será disponibilizado aos municípios baianos e às empresas que organizarão as principais festas privadas em todo o estado.

Promoção de segmentos

Na mesma área onde funcionará o Pavilhão do São João da Bahia, serão montados espaços temáticos dedicados ao Turismo de Aventura, Automobilismo, Turismo Náutico (Exposição Saveiros da Bahia, de Bel Borba) e Turismo de Golfe, com a instalação de um minicampo, além de um feirão de ofertas de turismo.