Cento e noventa e três jovens aprendizes, que trabalharam durante dois anos na Embasa, participaram, nesta sexta-feira (18), da aula de encerramento do Programa Jovem Aprendiz: Biênio 2010-2012. O evento aconteceu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. Na ocasião, a Embasa, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, realizou o ato solene e encaminhará para cadastro no Sinebahia os jovens que foram treinados e exerceram atividades administrativas supervisionadas nas unidades da empresa em Salvador e região metropolitana.

Desde 1999, a Embasa é parceira do Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, que tem o objetivo de promover o primeiro emprego como aprendizes a jovens entre 14 a 24 anos. No período, a empresa contratou 1.736 jovens, sendo 1.236 aprendizes administrativos e 500 aprendizes operacionais

Segundo Rita Rios, coordenadora Programa Jovem Aprendiz, das Voluntárias Sociais, cada turma que se forma é como se fosse a primeira."Quando olhamos a evolução dos jovens e sentimos a satisfação deles ao ver o registro com dois anos de experiência na carteira de trabalho, é uma renovação." Rios ainda relatou que o Programa está se mostrando eficiente, pois consegue conciliar a idade dos jovens com as funções profissionais e isso gerando baixo índice de desistência.

Para a formanda Priscila de Souza, 17, "foi gratificante e aprendi a me comportar no meio profissional, além de conhecer novas pessoas e aprender a desenvolver atividades necessárias no meio profissional". Já Elivadson Vale Ribeiro, 17, disse que "através do que aprendi nas Voluntárias Sociais e na Embasa, espero encontrar novas oportunidades, pois foi muito válido esse dois anos de experiência profissional".