O Governo da Bahia estende para 170 unidades da administração pública estadual a nova sistemática para a gestão das contas de água e energia elétrica. O programa, implementado em 2009 com o nome de Sistema Gestão de Contas de Consumo (GCC), já gerou uma economia de R$ 33 milhões, devido à adequação dos contratos e ordenação no pagamento de faturas.

O sistema tem o objetivo de agilizar o pagamento das contas, via ordem bancária eletrônica. A expectativa é que esta economia aumente a partir da inclusão das contas de telefonia no sistema e capacitação de 100 servidores para domínio do programa.

Resultado de um projeto piloto conjunto entre as secretaria da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz), o sistema monitora periodicamente os gastos de consumo da administração pública. Todos os dados sobre o recebimento e quitação de contas junto às concessionárias administradoras dos serviços serão informatizados, além de centralizar e padronizar os procedimentos, sob a gestão da Saeb.

Balancete

O sistema funciona a partir de uma base de dados única, atrelada ao Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) do Estado, onde são geridas as faturas e informações referentes aos gastos com água e energia elétrica. Um balancete mensal é enviado pelas concessionárias de serviços, por meio do qual a Saeb realiza a conferência, associação e liquidação das faturas.

Uma vez pagas, as faturas são enviadas ao Sicof para a geração de empenho único. Todo o procedimento é feito eletronicamente, por intermédio do número das inscrições e faturas de cada um dos serviços monitorados, dispensando um atesto físico para a quitação dos débitos.

Para a superintendente de Serviços Administrativos da Saeb, Jerusa Coelho, a sistematização das contas de consumo, além de reduzir gastos, elimina burocracia. “O GCC possibilita a padronização dos processos de pagamentos de concessionária e, através da informatização, elimina os entraves, agilizando a quitação dos débitos, bem como atualizando o banco de dados dos fornecedores em menos tempo”. Com isso, faturas que antes só eram baixadas do sistema das concessionárias após o envio dos respectivos comprovantes recebem quitação online, evitando cobranças de juros e multas.